Vetor Tecnologia

Manutenção industrial

 

Manutenção
industrial

Com o desenvolvimento de todas as atividades de projeto, pré-fabricação, fabricação e montagem, o Grupo Vetor Mathias é habilitado para serviços de manutenção industrial; seja em contratos de longa duração, paradas de unidades industriais ou mesmo contratos guarda-chuva. Um programa de manutenção visa impedir ocorrências resultantes da perda das características originais do equipamento como:

  • Interrupção do processo produtivo,
  • Surgimento de riscos;
  • Acidentes;
  • Custo de reposição do equipamento;
  • Desperdícios;
  • Desgastes causados pelo ambiente.

Basicamente a manutenção industrial é dividida em três tipos:

  • Manutenção corretiva: é feita a correção do problema detectado. É baseada em um fato já ocorrido, e pode ocorrer de forma emergencial ou programada;
  • Manutenção preventiva: Atuação realizada de forma a evitar a ocorrência da falha (quebra ou desempenho), por meio de um plano previamente elaborado, baseado em intervalos definidos. O intervalo pode ser definido com base em informações do fabricante, comparação com situações semelhantes ou com base em experimentação.
  • Manutenção preditiva: baseia-se em dados coletados do equipamento. Pode ser feita através da análise de vibrações, termografia, detecção de trincas, entre outros.

O objetivo de qualquer programa de manutenção é eliminar as horas paradas, fazendo com que o equipamento esteja sempre disponível para a produção. Além disso, um bom programa de manutenção prolonga a vida útil dos equipamentos. As ações de manutenção industrial preventiva são sempre as mais indicadas; principalmente para evitar possíveis falhas e avarias que implicariam na paralisação temporária da produção e até lucros cessantes.

Os custos de uma falha podem ser diretos, que é o custo efetivamente dispendido para fazer o reparo. Ou podem ser indiretos, que envolvem a imagem da marca, indenizações ou danos morais. Neste caso, o prejuízo que poderá ser causado é imensurável, podendo até inviabilizar a continuidade do negócio. Por este motivo, é importante o estabelecimento de um programa de manutenção frequente. A manutenção eficaz corrige bem a falha quando ela ocorre; já a manutenção eficiente impede a ocorrência da falha em um instante não planejado.

 

 

 

manutencaoindustrialmanutencaoindustrial_1manutencaoindustrial_2manutencaoindustrial_3manutencaoindustrial_4