Vetor Tecnologia

Selo flutuante

Selo
Flutuante

O Grupo Vetor Mathias também foi pioneiro na elaboração de projeto, fabricação e montagem de selos flutuantes internos de tanques. Essa película flutuante mantém a vedação durante enchimento ou esvaziamento do reservatório. É formado por um conjunto de flutuadores que sustentam uma película de alumínio que acompanha a superfície do fluido armazenado conforme este sobe ou desce. A periferia é selada por material de alta flexibilidade que se adapta à parede do tanque. O projeto e a instalação são executados conforme preconiza a Norma Técnica API-650 - Apêndice H.

O selo flutuante pode ser inteiramente montado na fábrica ou mesmo na obra, fora do tanque. Isso evita a realização de trabalho a quente em parques de tanques que estão em operação. Além da fácil e rápida instalação, o selo é um produto ambientalmente correto. Sua utilização reduz as perdas de produto e consequentemente as emissões de compostos orgânicos voláteis. Como forma de divulgação e esclarecimentos ao mercado, o Grupo Vetor Mathias executa e apresenta estudos de redução de emissões. Os estudos são feitos gratuitamente aos seus clientes atuais ou futuros.

Por conta de sua história e conhecimento em selos flutuantes, o Grupo Vetor Mathias desenvolveu um mestrado sobre o assunto.  O curso nasceu através da parceria com as instituições UFPR – Universidade Federal do Paraná, Universidade de Stuttgart e o Senai. A ementa contempla uma forma simplificada no cálculo de emissões por evaporação.

O selo flutuante é adequado para operação em tanques de estocagem de combustível (álcool e gasolina) ou produtos químicos voláteis. Esse sistema de vedação periférico é especialmente projetado para atender e se adaptar às características de qualquer tipo de tanque.  Adapta-se inclusive em tanques com possíveis imperfeições internas, tais como: desalinhamento de chapas (inclusive tanques rebitados) e pontos de soldas cortantes e/ou proeminentes no costado interno. Aplicam-se para tanques de teto fixo de qualquer tamanho, com ou sem colunas, e são totalmente pré-fabricados.  Isso reduz sensivelmente o tempo de parada do tanque para instalação.